Conheça nossa História

A Orquestra

Criada em 2016 na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro, a Orquestra Indígena é um projeto sociocultural que transforma vidas por meio da música. Formada por crianças e adolescentes das etnias Terena e Guarani, a orquestra oferece ensino gratuito de instrumentos clássicos, unindo o universo da música de concerto à riqueza das tradições indígenas.

Com um repertório que mistura melodias tradicionais com peças contemporâneas, o grupo já se apresentou em palcos de destaque, como o Memorial da América Latina (SP), e os principais festivais culturais de Mato grosso do Sul: Festival de Inverno de Bonito, Festival América do Sul – Pantanal, Encontro com a música Clássica, Festival de Literatura de Ivinhema.. Em 2025, prepara sua primeira turnê internacional pela Europa.

Mais do que apresentações, a Orquestra representa inclusão, cidadania e o fortalecimento da identidade indígena. Um exemplo de como a arte pode educar, unir e transformar realidades.

Linha do tempo

2016
Início das atividades na Aldeia Urbana Darcy Ribeiro (MS), com apoio da Fundação Ueze Zahran.
2018
Gravação do clipe Ero Tori no Museu das Nações Indígenas, trabalho artístico fortemente divulgado pela TV Morena/Globo.
2020
Visita do maestro João Carlos Martins ao núcleo de ensaios da Orquestra Indígena. Apresentação do clássico "Trem do Pantanal" no programa Meu MS (TV Morena/Globo) através de gravações individuais editadas para unir a orquestra durante a pandemia.
2022
Nova gravação de Ero Tori com a Orquestra Maré da Manhã (RJ), exibida na TV Globo no Dia dos Povos Indígenas.
2024
Participação com Arnaldo Antunes no Festival da Juventude (UFMS). Concerto no Festival de Inverno de Bonito, compondo a programação oficial do evento com Zé Ramalho, Sandra de Sá e Orquestra Sinfônica de Campo Grande.
2017
Convite para apresentação no evento "Encontro com a Música Clássica", em mostra de projetos sociais.
2019
Abertura cultural para palestra do renomado escritor Augusto Cury. Parceria com o grupode RAP Indígena Bro MC no encontro nacional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical).
2021
Parceria e intercâmbio com a Orquestra da Maré (RJ) em documentário da WWF Brasil.
2023
Apresentação no Festival América do Sul Pantanal, compondo a programação oficial do evento com Frejat, Criolo, Tetê Espíndola e demais artistas e orquestras de países sul americanos.
2025
Abril - início da primeira turnê internacional Brasil-Europa. Apresentação de abertura em Campo Grande (MS)
Maio - Apresentação no Memorial da América Latina (SP)
Agosto/Setembro - Agenda confirmada para apresentação em Portugal (Ilha da Madeira e Lisboa) e Espanha (Barcelona)